Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dinossauros

Os dinossauros constituem uma superordem de membros de um grupo de arcossauros referente ao final do período Triássico cerca de 225 milhões de anos atrás e dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozóica, do início do Jurássico até o final do período Cretácico cerca de 65 milhões de anos, quando da extinção de quase todas as linhagens, à exceção das aves entendido por muitos cientistas como os únicos representantes atuais. Distinto de outros arcossauros por um conjunto de características anatômicas, entre as quais se destacam a posição dos membros em relação ao corpo projetados diretamente para baixo e o acetábulo encaixe do fêmur na região da bacia aberto, isto é, o fêmur encaixa-se em um orifício formado pelos ossos da bacia. A etimologia da palavra remete ao grego déinos, terrivelmente grande, saurós, lagarto, e, por extensão, réptil.
Historicamente a denominação do grupo Dinosauria foi criada pelo paleontólogo e anatomista inglês Richar Owen em Abril de 1842, na versão impressa de uma palestra conferida em 2 de Agosto de 1841 em Plymouth, Inglaterra, sobre fósseis britânicos de répteis e deriva dos termos em grego terrível, poderoso, grandioso lagarto.
O grupo foi erigido para agrupar os então recém-descobertos Iguanodon, Megalosaurus e Hylaeosaurus. Apesar da natureza fragmentária dos fósseis, Owen pôde reconhecer que eram bastante distintos dos répteis até então conhecidos:




Sem comentários:

Enviar um comentário